A crise chegou! E agora?
- Antonio Carlos Costa Filho
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Lições antigas que serão sempre importantes.
O momento de crise pelo qual nosso país passa neste momento, nos traz algumas reflexões, bem como, a necessidade de transformá-las em ações concretas para a manutenção e sustentação de nossos negócios em meio a este ambiente.
Algumas empresas existentes entre 05 e 08 anos, ainda não tinham passado por uma retração tão grande e violenta econômica e financeira falando do mercado consumidor. Surfavam em um período muito bom de vendas e resultado, até mesmo aqueles que não tinham um planejamento estruturado, dependendo do seguimento em que atuam e o produto que trabalham, tiveram sua parcela de “ Sucesso “.
Agora pegos pela realidade atual e ao que tudo indica, um cenário de recomposição de nossa economia nos próximos 02 ou 03 anos, além de se reestruturar, vão falar e ouvir falar muito, em coisas que alguns nos trazem com nomes novos, mas que de fato, faz parte da boa e experiente administração, desde que o tempo é tempo. Mas quais são estas questões?
Comprar produtos e serviços com qualidade, preço baixo e de preferência com prazos elásticos de pagamento.
Redução dos Custos da Operação.
Mas quando devemos trabalhar para a nossa redução de custos ? O texto pode induzir alguns a responderem: Nesses momentos de crise ! Sim, também, mas a melhor resposta é sempre !
A constante busca de custos adequados e sustentáveis dentro das empresas, independente de sua estrutura e tamanho , tem que fazer parte da Cultura de seu dia-a-dia. Assim, diante de um cenário de retração de vendas que vivemos, as variáveis mais críticas do negócio estariam monitoradas e sob controle.
Para a análise e avaliação das ações de adequação de custos, é necessário saber Onde, Como e Porque tomaremos tais ações e medidas , pois improvisar neste momento é sempre a pior atitude a ser tomada, e em muitos momentos dispara um processo de piora definitiva do negócio.
Hoje existem à nossa disposição diversas técnicas, processos e experiências bem sucedidas nesta área, voltadas à reavaliação de estruturas e procedimentos visando a otimização dos custos e do resultado.
Fique atento e não seja obrigado a correr contra o tempo.